A Vivere Brasil desenvolveu uma plataforma de Crédito voltada para atender todas as necessidades que o Mercado de Crédito possui.

Sua flexibilidade e integração permite sua utilização nos segmentos de Crédito Imobiliário para Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Home Equity, Construção, Reforma e outros.

Sua interface totalmente Web disponibiliza acesso de forma fácil e rápida aos produtos comercializados, agilizando os processos de originação, pós-venda, processamento do contrato e sua cobrança além de permitir gestão e acompanhamento em tempo real de todos esses processos e etapas.

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Captura de uma Nova Proposta

Esta ferramenta possibilita ao banco originar propostas em diferentes canais: web, imobiliárias, agências etc.

Simulador inteligente:
Em que não perguntamos para o cliente que produto ele deseja, e sim através de uma matriz, levamos o cliente pra a melhor opção, de acordo com as suas necessidades. Permite o uso de diversos indexadores, tipos de amortização, disponibiliza extrato com CET, seguros, tarifa e evolução do saldo devedor.
Cadastro dos participantes da proposta, não há limite para o número de compradores, vendedores ou imóveis.

Modelo de aprovação automática de crédito: A decisão do crédito é apoiada em três pilares: Credit Score, que qualifica o perfil do cliente, Modelo de Crédito, que qualifica a operação e seus participantes e o Risk Rating do empreendimento. Estes são construídos através de fluxogramas de decisão em que o gestor de crédito parametriza suas regras, tendo à sua disposição os dados dos cadastros dos participantes, seus históricos com o banco e com os órgãos de proteção e os dados da proposta atual. Sempre orientado à decisão automática, o sistema aprova, recusa a operação, indicando os motivos e procedimentos para sua regularização, ou envia para a mesa de crédito

Aceite do cliente: Imediatamente após submeter seu cadastro, o cliente caso tenha sido aprovado no modelo, tem seu pré-crédito aprovado. Recebe seu check-list de documentos personalizado, que é dividido em três grupos: Documentos com a opção para o cliente escolher se deseja que o banco providencie ou não. Documentos de obtenção exclusiva do banco que são os obtidos através da internet. E os documentos de responsabilidade do cliente, estes podem ser digitalizados neste exato momento.

Preenchimento de formulários eletrônicos (Ex: Declaração Pessoal de saúde). Disponibiliza a estrutura de agendamento para a coleta de documentos num local, data e hora marcada pelo cliente. Apresenta imediatamente para o cliente os valores devidos,emitindo o boleto de compensação bancária ou diferentes formas de recebimento. (Ex: débito em conta).

Vale ressaltar que neste momento é possível fazer um cross-sell de produtos. Como por exemplo, a abertura de conta corrente ou venda de seguros.

Situação de uma Proposta (Cock-Pit)
Através dessa ferramenta o cliente ou o responsável pela proposta pode acompanhar em tempo real o andamento desta.
Demonstra a etapa atual de sua proposta, o limite de crédito estabelecido.
Tem acesso a sua pasta eletrônica de documentos, visualizando os documentos já processados e os pendentes.
O cliente pode visualizar o laudo do imóvel com fotos.


Automação da mesa de crédito.

O modelo de crédito envia a proposta para a mesa, caso não tenha sido aprovado ou recusado automaticamente.
Os analistas de crédito podem trabalhar em diferentes mesas de crédito e terem diferentes áreas e alçadas. Utilizando os mecanismos de depósito para garantir uma melhor performance e gestão da área.

Uma vez que o modelo envia para a mesa, o analista visualiza o motivo do não deferimento automático e utiliza das seguintes ferramentas para uma avaliação de crédito:

Resumo da proposta:
Possibilita que o analista visualize todos os dados da proposta.

Histórico da proposta:
Armazena por etapa concluída dados como prestação, taxa, prazo,indexador, % de LTV.

Documentos:
Acessa a imagem e a análise dos documentos processados.

Sobreposição:
Controle de quantas vezes o usuário pode alterar um determinado item de cadastro.

Local trabalho/ local residência:
Cruza os endereços e telefones correspondentes ao local de trabalho e local da residência com informações de mercado para uma conferência ativa.

órgãos:
Resultado das consultas realizadas aos órgãos de bureau de crédito (Serasa, SPC, etc). é possível através do modelo de crédito ordenar os órgãos a serem consultados e dado o resultado de um, interromper as consultas aos órgãos seguintes.

Restritivos internos/Alerta:
Lista interna de impeditivos do banco.

Cliente:
Analisa o comportamento do cliente com o banco, evidenciando caso tenha parcelas em atraso e qualificando-o como um bom cliente, ou não.

Score/Perfil:
Estabelece nota ao cliente de acordo com os itens utilizados na política de crédito .

Modelo de crédito:
Mostra o resultado do modelo, apontando em qual(is) item(s) houve irregularidade.

Excesso de captura:
Funcionalidade que impede de acordo com a parametrização do banco que um mesmo CPF seja capturado mais de uma determinada quantidade de vezes em um determinado prazo


O documento é, por si só, considerado como único, como se fosse uma proposta.
Os documentos são utilizados, tais como as fases, como pré-requisitos para iniciar um novo processo, obtenção de documentos ou etapa do workflow.
"Não há espera ou passagem de bastão entre as áreas, as ações são iniciadas automaticamente."

Tipificação / Indexação de Documentos:
Recebido um malote, os documentos são etiquetados e digitalizados.
Os documentos digitalizados caem numa fila de indexação em lote, na qual eles são, facilmente, atrelados a uma proposta através de um filtro de busca.

Documentos de obtenção interna:
é gerada uma fila, na qual o sistema é direcionado ao site correspondente com as informações necessárias para a obtenção do documento.
Subsequentemente, é indexado à proposta.

Documentos de obtenção externa:
No momento em que o cliente escolhe que o banco, através da sua parceria com cartórios, obtenha o documento, é gerada uma taxa. Após o pagamento desta, é emitido o borderô de documentos pendentes de retirada no qual as empresas parceiras são acionadas. Uma vez que o documento é obtido, cai no processo de tipificação/indexação.

Análise de documentos:
Todo documento indexado a uma proposta é analisado. é disponibilizada a imagem do documento padrão, que permite ao analista através da comparação entre as imagens, detectar possíveis irregularidades.
Para cada documento são criadas questões, para serem utilizadas em modelos de análise automática.
Estas podem vir preenchidas para uma análise visual, ou extraídas da imagem.
Aplicado o modelo, a solução aprova ou recusa o documento. Caso o documento seja recusado, o analista visualiza os motivos e as providências a serem tomadas.

Aproveitamento de Documentos:
Todos os documentos indexados ou aprovados em uma proposta, para um determinado participante, são automaticamente reaproveitados em outras propostas.

Agendar Avaliação:
Neste módulo todas as propostas que atenderam ao pré-requisito para que o banco realize a avaliação física do imóvel, são automaticamente disponibilizadas para as empresas avaliadoras.
Cada empresa recebe os imóveis que deve avaliar. Agenda as visitas pela própria solução, emitindo os laudos de avaliação.

Laudo de Avaliação:
As questões dos laudos, que são criadas pela área de engenharia do próprio banco são genéricas, permitindo ao banco criar um laudo para cada tipo de imóvel. Os laudos são preenchidos pelas empresas avaliadoras diretamente no sistema pela Web, anexando as fotos do imóvel.
é possível criar um modelo de crédito para analisar a qualidade e o valor da avaliação cruzando contra as informações da proposta.Havendo desenquadramento de produto, envia para uma mesa de reanálise.

Não há mais e-mail ou telefonemas enviando solicitações de laudo, e nem centrais para digitar os laudos recebidos.

Carta de Crédito Pendente:
Podem ser emitidas em qualquer etapa do workflow, de acordo com a necessidade do produto.

Gestão de Carta de Crédito:
Gestão das cartas emitidas, cobrando taxas pelas emissões ou reemissões, controle de seus vencimentos e contabilização.

Uma vez que as exigências da proposta tenham sido cumpridas, e os documentos analisados, a proposta tem seu enquadramento final e aprovação ou recusa formal pelo banco.

Para auxiliar na tomada de decisão, o analista visualiza a imagem dos documentos, o resultado de suas análises, a avaliação do imóvel e do crédito.

Para as propostas recusadas, pode solicitar documentos complementares ou substitutos e interferir na decisão do valor do financiamento.

Para as propostas aprovadas, emite o contrato final, liberando a proposta para a assinatura.

O contrato é gerado a partir de templates e banco de cláusulas que são parametrizados pelo próprio cliente para os diversos pordutos.

Como todas as informações foram geradas ao longo do processo no sistema, a integridade e qualidade das informações são garantidas.

Liberar Assinatura:
São geradas filas para o call-center, ou o comercial (agente de venda), tentar um up-sell do valor financiado. Para tentar aumentar o valor da proposta, pode: Aumentar o prazo ou o valor, caso não esteja no limite aprovado, que financie o percentual adicional sobre o valor do imóvel autorizado pelo Banco Central ou que financie suas taxas e impostos incidentes. Determina o melhor dia de vencimento.

Agendar Assinatura:
Controla o agendamento das datas para assinatura do contrato de todos os participantes.

Assinatura:
Gerenciamento e registro das assinatura


Gestão do pedido e efetivação da averbação. O protocolo e a escritura são digitalizados completando as exigências da formalização da proposta.

A liberação dos recursos é parametrizável e pode ser autorizada no início, ou no final de qualquer etapa.

Permite:
- Amortização extraordinária por redução de prazo ou valor.
- Alterar dia de vencimento.
- Cessão de direito: Venda do imóvel pelo financiado a terceiros.
- Confissão de divida.
- Substituição de garantia.
- Renegociação de parcelas (Permite o fracionamento do valor devido em fluxos regulares ou irregulares).
- Reescalonamento de parcela.
- Acordo de pagamento: Pagamento do valor devido em uma única parcela.
- Atualização de dados cadastrais dos participantes.
- Emissão de segunda via dos boletos.
- Históricos de atendimentos passados.

Fluxo Plano Empresário

- Solução completa para gestão e processamento de todas as etapas envolvidas desde a pré proposta do plano empresário até as liberações de linhas.
- Utilizando tecnologia de ponta, a solução integra ao work flow dos produtos, imagens e mensagerias, de forma a eliminar as barreiras impostas pelos fluxos baseados em envio e recepção física de papéis.
- Agilidade no Processo
- Simplificação, Transparúncia e Desburocratização
- Público Alvo
- Integração da Indústria, Bancos, Construtoras, Imobiliárias, Incorporadoras, Empresas de Avaliação, Cartórios de Registro e Mutuário Final.


- Adesão passiva e ativa de parceiros comerciais;
- Os interessados em financiar seus empreendimentos podem se habilitar via web; Parceiros de Negócio
- Permite registrar para cada um de seus parceiros: a linha de crédito, a política de crédito e a base das condições comerciais para os futuros empreendimentos ;
- Permite definir as etapas do processo exigidas desde a préproposta até a liberação dos recursos
- Registro das exigúncias dos documentos necessários para cada etapa das operações.


- Empreendedor registra o resumo de seus empreendimentos submetendo a seus Bancos parceiros;
- Os Bancos aprovam a pré-proposta estabelecendo as condições comerciais para o financiamento do plano empresário; Pré - Proposta
- Workflow de negociação entre a construtora e parceiro escolhido.


- Cadastro do empreendimento, cadastro das unidades e Tabelas de vendas por unidade.
- Upload de posição de comercialização.
- Com o cadastro do cronograma financeiro do projeto, é gerado o fluxo de caixa mensal EBIT EBITDA. Projeto
- O Banco confirma as condições comerciais, com ou sem repasse na planta; determina as condições de repasse e behavior pré e pós chaves.
- Gera o checklist dos documentos para a etapa de crédito. Todos os documentos usados em outras propostas são reaproveitados respeitando a data de validade.
- Qualquer irregularidade as partes são instantaneamente comunicadas.
- Permite iniciar a automação do processo de vendas no stand.



Crédito do Empreendimento
- Banco decide se aprova, reprova ou estabelece restrições ao crédito para o empreendimento.;
- Define percentuais máximos sobre custo de construção, VGV e índice de garantia, auferindo o valor financiado; Aprovação do Crédito Crédito do Empreendimento
- Define o percentual mínimo dos índices de garantia, obra, vendas e documentos para as liberações financeiras;
- Emite Draft inicial do contrato para o empreendimento. Tem início as negociações.

Crédito para a Venda de Unidades
- Consulta eletrônica a todos os órgãos de proteção ao crédito;
- Estão disponíveis mais de 2 mil itens que são referentes ao cadastro dos participantes, dados da operação, de bureau de crédito e histórico dos participantes com mercado; Aprovação do Crédito Crédito para a Venda de Unidades
- Utilizando estes itens são criados fluxogramas de decisão de crédito de acordo com sua política, com a política do seu parceiro (Banco) e / ou combinar as duas;
- Permite atribuição de rating de crédito através de modelos de credit-score aos mutuários tomares;
- Com base nestes modelos de aprovação do credito definidos para cada um dos empreendimentos, a decisão da venda no stand para o mutuário é em tempo real ou pode ser realizada por colegiados, sendo que cada integrante do comitê registra sua decisão de forma independente, no exato instante em que o mutuário se encontra no stand ou ponto de venda.


- Gera o checklist dos documentos para a engenharia. Todos os documentos usados em outras propostas são reaproveitados respeitando a data de validade.;
- Os documentos são digitalizados, ou carregados por planilhas pela construtora e analisados pelo Banco;
- Upload do orçamento & cronograma físico de obra; Estudo de Viabilidade E Engenharia
- Template personalizado do memorial descritivo de construção ;
- Acesso ao laudo do estudo de viabilidade com fotos do andamento da obra;
- Acompanhamento com a empresa terceirizada avaliadora;
- Definição do valor de financiamento com base no custo de construção aprovado;


- Gera o check-list dos documentos para o jurídico. Todos os documentos usados em outras propostas são reaproveitados respeitando a data de valida;de.
- Os documentos são digitalizados, ou carregados por planilhas pela construtora e analisados pelo Banco; Jurídico, Formalização e Elaboração de Contrato
- Havendo restrição, são emitidas mensagens, em tempo real, para a regularização ou substituição de um documento;
- Visualização de todos os documentos da proposta , com o resultado dos documentos já analisados ;
- Controle dos prazos de validade de cada documento emitindo mensagens de alerta para agilizar o processo.
- Negociação e formatação final do contrato.


- Gestão das pendências para a rápida assinatura do contrato;
- Agendamento e controle das assinaturas dos representantes.


- Monitoramento automático de documentos pendentes ou vencidos, índices de garantia, venda, mutuários inadimplentes, vistoria da obra com fotos do empreendimento e pendúncias financeiras do empreendedor com o Banco.
- Gera o check-list dos documentos pendentes e vencidos para cada liberação. Monitoramente e Liberação
- Os documentos são digitalizados, ou carregados hpaosr planil pela construtora e analisados pelo Banco.
- Com a gestão e controle, em tempo real, da situação do empreendimento em relação as exigúncias, permite alternar diferentes estratégias de venda das unidades.
- Pré-agendamento e gestão das datas de vistoria, com visualização dos índices esperados, engenheiro responsável e empresa, permite adequar o ritmo de construção


- Cockpit de todos os empreendimentos com a situação de cada unidade (espelho de vendas);
- Simulador inteligente;
- Para vendas direta, direciona a melhor tabela de vendas de acordo com renda, idade e políticas internas da construtora, permitindo inclusive o plano irregular ou a vista; Venda das Unidades
- Para as vendas com repasse, determina primeiro o valor da prestação desejada pelo cliente ou o maior valor financiado possível, sempre enquadrado nas condições do Banco;
- Gera o checklist personalizado para cada proponenctoer,dode a com os dados da proposta. Permite a digitalização no Stand ou ponto de venda.
- Emissão do contrato e boleto bancário;
- No repasse,atualiza os dados da operação, gera checklist personalizado e executa a gestão de todas as etapas ate a averbação final.